Melhorando os termos de pesquisa

A busca do Prev usa uma lógica para retornar os resultados por relevância, com base no sistema ElasticSearch, mesmo sistema usado por algumas das maiores empresas do mundo, como: Microsoft, Volkswagen, Netflix, Facebook, John Deere, eBay, Airbus, Citibank e outras.

O algoritmo de busca dá maior relevância para o título da petição em primeiro lugar, depois o resumo da petição e depois em último no texto.

Sempre pesquise a partir de termos mais amplos, para termos mais restritos. Por exemplo, faça primeiro uma busca mais aberta, como majoração 25% aposentadoria invalidez e veja os resultados exibidos. Se não lhe satisfizer, aí sim restrinja mais a busca, usando os filtros do menu ou colocando outros termos na busca que restrinjam mais os resultados.

Filtros

Abaixo vamos explicar um pouco sobre os filtros. Atenção: use os filtros com cautela, pois eles excluem resultados. Por exemplo, se você procurar por filtro A, as petições do filtro B não serão retornadas. Ou seja, tudo que não "bater" com o que foi filtrado, não será retornado.

Sempre prefira fazer a busca livre primeiro, use filtros apenas para refinar os resultados. Aqui há um segredo: se você não sabe se precisa usar um filtro, é provável que não precise então é melhor deixar em branco e usar apenas os termos de busca mesmo.

Na busca há alguns filtros rápidos e o botão "Todos os Filtros", para mais opções de filtragem.

Categorias / tipo de petição

No menu de categorias, filtre pelo tipo de peça que você quer: petição inicial, recursos, réplicas, etc. Você pode selecionar mais de um tipo de petição: recurso extraordinário + recurso especial. 

Benefícios

No menu de benefícios, filtre pela espécie do benefício previdenciário que trata a petição. Você pode selecionar mais de um benefício. Se não marcar nenhum, o sistema vai procurar por qualquer benefício.

Algumas petições podem ter mais de um tipo de benefício, informando apenas um o sistema já vai encontrar tanto nas petições que tiverem apenas esse benefício como naquelas que tiverem esse e mais outros.

Profissão

O Prev tem a base da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, do Ministério do Trabalho. Algumas das nossas petições são restritas a algumas petições, especialmente aquelas que envolvem alguma conversão de atividade por exemplo. Você pode usar a profissão para buscar petições específicas dessa profissão.

Claro, como são muitas profissões, não vamos ter todas. Nesses casos, se você não encontrou uma petição, solicite à nossa equipe aqui.

Se você não tem certeza ou não procura nada específico, deixe esse campo em branco.

Tipo de ação

Use para informar qual tipo de ação você está fazendo: concessão, restabelecimento, revisão ou outros. Se você não tem certeza, deixe este filtro em branco.

Tipo de processo

Use para informar qual tipo de processo você está fazendo: administrativo, judicial ou outros (recibos, procurações, notificações, etc). Se você não tem certeza, deixe este filtro em branco.

Sexo

Use para informar qual o sexo do seu cliente. Algumas petições são específicas para um determinado gênero, como petições de salário-maternidade por exemplo. Outras, informando o sexo, podemos retornar a construção textual específica para artigos masculinos ("o autor") e artigos femininos ("a autora").

Se você não tem certeza sobre como funciona este filtro ou acha que este filtro removeu muitas petições, deixe este filtro em branco.

Competência

Use para informar qual a competência da ação: federal ou judicial. Se você não tem certeza se precisa disso, deixe este filtro em branco.

Outras tags

Tags para refinar a busca, nós marcamos as petições com essas tags para que o sistema inteligente de cálculos consiga encontrar as petições certas. Você também pode usar essas tags para refinar a busca ou até para listar as petições que estão nessas tags (sem termo buscado).

Se você não tem certeza se precisa disso, deixe este filtro em branco.

Esse artigo respondeu sua dúvida? Obrigado pelo feedback! Houve um problema ao enviar seu feedback, tente novamente.

Ainda precisa de ajuda? Entre em contato Entre em contato